segunda-feira, 13 de junho de 2011

Você trabalha em um GRUPO ou EQUIPE?



Por Kétura Marrary


Esta é uma pergunta bastante pertinente, por se tratar de um conjunto de pessoas com um objetivo em comum. “Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe”. Sim, existem diferenças, então vamos às elas!

Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades.

Equipe é um grupo em que as pessoas, além de terem uma meta comum, atuam de forma a colocar os objetivos do grupo acima dos interesses que elas próprias têm dentro dele. As equipes de trabalho se formam por competências, tendo como ponto de união determinado objetivo ou função: são pessoas que, tendo em vista razões intrínsecas às tarefas ou motivos de organização do trabalho, devem atuar em conjunto.

(fonte da imagem)

Uma equipe tem claro o objetivo a ser conquistado e sabe que pode contar com todos do conjunto para conseguir chegar a realização desse objetivo. Trilhando um caminho onde cada um tem um papel definido, fortalecendo a todos em suas fraquezas. Onde um é fraco o outro é forte, esta aí o equilíbrio. Já um grupo, nada mais é que uma conseqüência do destino, ou seja, por um acaso estão juntos tentando chegar a um objetivo nem sempre muito claros.

"A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e o alcance das metas. O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros no alcance dos resultados da equipe, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo. É isso que torna o trabalho desse grupo um verdadeiro trabalho em equipe”



Referências:

Texto "grupos e equipes de trabalho" (Trabalhado em sala de aula)

http://www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário