sábado, 18 de junho de 2011

Satisfação e Liderança.

Por Kétura Marrary


Pare e reflita: como uma futura líder, como eu faria para atingir os objetivos da organização da qual faço parte? Qual seria a melhor estratégia? Como manter clientes e investidores leais e satisfeitos? A resposta é simples. Garantindo a satisfação no trabalho dos meus colaboradores. A figura ao lado demonstra a perfeita relação entre um líder e seus colaboradores. O líder conduz a organização à atingir os objetivos traçados.

O papel do líder e seu estilo de liderança são fundamentais para desenvolver a satisfação dos funcionários no trabalho. Contribuem para a motivação da equipe, o comprometimento dos funcionários, a confiança na empresa, a segurança e o sentimento de valorização do funcionário conquistado através de feedback, respeito e credibilidade. As melhores empresas podem converter a satisfação e a lealdade dos funcionários, de um lado, em satisfação e lealdade dos investidores, de outro.

Mas afinal, o que é a satisfação no trabalho? Satisfação no Trabalho “é uma variável de atitude que reflete como uma pessoa se sente com relação ao trabalho de forma geral e em seus vários aspectos”. Ou seja, é o quanto um colaborador gosta do seu trabalho, de desempenhar suas atividades, de conviver naquele ambiente quase que diariamente. Estudos comprovam que essa satisfação está diretamente ligada à produtividade e longevidade do funcionário na empresa. São fatores diretamente proporcionais (um acompanha o crescimento do outro).

Nesse ponto surge outra dúvida? Mas como um líder irá garantir ou, ao menos, buscar a satisfação no trabalho dos seus colaboradores? Através de uma avaliação perguntado diretamente aos funcionários como eles se sentem em relação ao seu trabalho, quais são suas aspirações profissionais, em que pontos a organização está pecando em relação ao lado humano da gestão. Bons líderes são aqueles que buscam criar as melhores condições possíveis para tornar os ambientes organizacionais mais produtivos a partir da busca da satisfação dos colaboradores. Um lugar onde eles possam desenvolver suas capacidades e lapidar seus potenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário