quarta-feira, 15 de junho de 2011

Questões Sobre Comportamento Produtivo e Contraproducente.

  1. 1)     EXPLIQUE COMO AS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS E AMBIENTAIS INFLUENCIAM NO DESEMPENHO NO TRABALHO DE FORMA PRODUTIVA E CONTRAPRODUTIVA.


Para que uma organização alcance seus objetivos os funcionários devem desempenhar suas atividades com o Maximo de eficiência possível, para que isso ocorra é preciso avaliar algumas características pessoais e ambientais.
Nas características pessoais da forma produtiva é importante avaliar se elas podem afetar sua capacidade produtiva, Já as características ambientais podem afetar de diversas formas, podendo ter uma influência positiva ou negativa. Já as características contraprodutivas podem ser afetadas pela motivação dos funcionários, enquanto que as ambientais estão relativamente ligadas à estrutura do ambiente.

    2)     QUAL A RELAÇÃO POSSÍVEL ENTRE, HUMAN FACTOR, MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO.

                                                       
O bom comportamento no trabalho é resultado de motivação suficiente e habilidades necessárias para o seu desempenho. Esse desempenho, por sua vez, sofre limitações oriundas de alguns tipos de pratica organizacional e condições de trabalho quando interferem negativamente. Ou seja, human factor e motivação têm como conseqüência o desempenho, mas podem ser bloqueados pelas limitações

 3)       DEFINA E DIFERENCIE GRUPOS E EQUIPES E INDIQUE O PAPEL DOS MESMOS NA ORGANIZAÇÃO.


Um grupo de trabalho é a união de pessoas que interagem entre si e dividem algumas tarefas, visando objetivos inter-relacionados. As características interação e inter-relacionamento distinguem o grupo de uma simples união de pessoas. Uma equipe de trabalho é um tipo de grupo, mas com três propriedades especificas:
·                   As ações dos indivíduos são interdependentes e coordenadas
·                   Cada membro tem um papel especifico e determinado.
·                   Devem haver tarefas com os mesmos objetivos.

4) APRESENTAR E DISCUTIR OS CONCEITOS CENTRAIS DOS TEMAS GRUPOS E EQUIPES.

      Em relação a grupos vamos considerar quatro conceitos importantes: Papéis, normas, coesão e perda no processo. Já em relação à equipe, os aspectos importantes são o envolvimento e o modelo mental. Os papeis nem sempre tem as mesmas funções para todas as pessoas do grupo daí porque o aparecimento de papeis formais e informais. As normas são regras de comportamentos informais aceitas pelos membros de um grupo de trabalho. A coesão do grupo é a união de forças que atrai os membros de grupos e os mantêm unidos. Por fim, a perda no processo refere-se ao tempo e esforços dedicados a manutenção do grupo como a solução de conflitos. Sobre equipe, o envolvimento é a força do envolvimento de um indivíduo com a equipe, refere-se à compreensão comum entre os membros da equipe, quanto à tarefa á equipe e equipamentos utilizados.

    5)      DISCUTIR OS PROCESSOS QUE POSSIBILITAM MELHOR DESEMPENHO NO GRUPO.


     Acredita-se que o desempenho de grupo é superior ao individual em muitas tarefas, essa crença baseia-se na noção de que algo surge da interação entre as pessoas, possibilitando que o grupo seja melhor quando há soma das habilidades pessoais. Existem dois processos que possibilitam a interação das equipes, são elas: o desempenho na presença de outras pessoas, e o desempenho do grupo versus o desempenho individual.

    6)     RELACIONAR OS CONCEITOS MAIS IMPORTANTES DOS DOIS CAPÍTULOS TENDO COMO EIXO O DESEMPENHO NA E DAS ORGANIZAÇÕES.


          O desempenho em equipe ocorrer mais rapidamente e eficientemente, quando estas trabalham baseados na formação de equipes. Partindo do principio de que o desempenho se dar pela motivação e Habilidades humanas, sendo estas características encontradas e desenvolvidas quando se trabalha em equipe. A motivação é gerada pelo envolvimento dos membros já que as ações devem ser interdependentes e coordenadas, e as tarefas têm os mesmos objetivos. De acordo com o texto há pesquisas que comprovam que o desempenho de tarefas aumenta significativamente quando exercida em equipes, por que a presença de outros indivíduos aumenta a tensão psicológica, havendo assim maior eficiência na execução das tarefas

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