quarta-feira, 8 de junho de 2011

Quem inventou a PSICANÁLISE, como se desenvolveu?


Por Késia Suyanny


Respondendo a essas e outras perguntas, vamos lá..!

Freud foi o fundador da psicanálise, dando ênfase no método científico na área da irracionalidade e desenvolvendo a teoria geral da personalidade com impacto de sociedade, cultura e religião. A psicanálise se desenvolveu como uma técnica psicoterapêutica para posteriormente se tornar uma teoria psicológica nos campos de antropologia, sociologia, entre outros. Abrangendo essa área de inconsciente, a psicanálise serve como um procedimento de psicoterapia para forma de compreensão da ética, moral e cultura humana.
Alguns conceitos são mencionados por Freud, são eles a energia ( algo transformado), libido( é a energia que constitui o substrato da pulsão sexual, quanto ao objeto, ao alvo e a fonte), deslocamento ( é a transferência da libido de uma forma de expressão para outra) e a pulsão( carga energética que faz tender o organismo para o alvo).
De acordo com a teoria estrutural da mente, o id, o ego e o superego funcionam em diferentes níveis de consciência. Há um constante movimento de lembranças e impulsos de um nível para o outro. O id é o reservatório inconsciente das pulsões, as quais estão sempre ativas. Regido pelo princípio do prazer, o id exige satisfação imediata desses impulsos, sem levar em conta a possibilidade de conseqüências indesejáveis. O ego funciona principalmente a nível consciente e pré-consciente, embora também contenha elementos inconscientes, pois evoluiu do id. Regido pelo princípio da realidade, o ego cuida dos impulsos do id, tão logo encontre a circunstância adequada. Desejos inadequados não são satisfeitos, mas reprimidos.
Apenas parcialmente consciente, o superego serve como um censor das funções do ego (contendo os ideais do indivíduo derivados dos valores familiares e sociais), sendo a fonte dos sentimentos de culpa e medo de punição.




Referências: Texto tratado em sala, " teoria psicanalítica e suas aplicações na organização"

4 comentários:

  1. concordo..
    nao me ajudou em nada...!!

    ResponderExcluir
  2. Durante cinco anos fiz analise individual com excelentes resultados e com um ótimo profissional e as vezes dou uma passadinha pela net para tentar descobrir algo que acrescente as pessoas que ainda não tenham acesso a esta maravilhosa " ferramenta ".Quanto a genialidade de Freud, não devemos questionar nada mas agradecer muito, mas muito mesmo !! Muita gente que estava possuído pelo demônio ou internado em hospícios tiveram a chance de se recuperar, então batalhe para crescer, amadurecer buscando desfrutar uma vida mais feliz.

    ResponderExcluir