Por Kétura Marrary
Personalidade é um termo que apresenta muitas variações de significado. Em geral dá uma noção da unidade que integra o ser humano. No senso comum é usada para se referir a uma característica marcante da pessoa, como timidez ou extroversão, por exemplo, ou ainda para se referir a alguém importante ou ilustre: “uma personalidade”.
A personalidade pressupõe a possibilidade de um indivíduo se diferenciar, ser original e ter particularidades. Podemos entender de uma maneira mais abrangente, que personalidade diz respeito ao modo mais constante e peculiar de se perceber, sentir, pensar, agir, comportar, reagir, optar, de cada indivíduo, aí, incluindo as suas crenças, habilidades, desejos, sentimentos, bem como os aspectos de aparência física, raça, cor, de forma integrada em todos estes aspectos, o que confere ao indivíduo a sua peculiaridade e singularidade.
As características de personalidade dos membros da organização influenciam a sua estrutura. Essa influencia está tanto mais forte quanto mais altas forem as posições que os indivíduos ocupem na hierarquia organizacional. É impossível a total compreensão de um indivíduo sem compreender a organização que ele está inserido e vice-versa. Dentro da organização, a situação de formalidade, por um lado facilita a interação entre os ocupantes das diferentes funções e, por outro, favorece o conformismo e a tendência à adequação das características psicológicas do indivíduo às exigências da organização. Quando falamos em teste de personalidade estamos sendo equivocados pois a personalidade apresenta multiplicidade de traços que torna a avaliação complexa, impossível de medir as características da personalidade. Os traços psicológicos assumem dimensões e relevância diferentes, dependendo da situação que o indivíduo vive em cada momento determinado.
Referências:
Texto “Personalidade e falsa consciência nas organizações”. (trabalhado em sala de aula)
http://www.administradores.com.br
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