sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Segredo é mesclar a motivação e o estímulo




Como sabemos a motivação é um termo que se usa para determinar um problema de um indivíduo isolado. Na organização o conhecimento das causas do problema é o primeiro passo para solução do mesmo, porém nenhuma pessoa é capaz de motivar outra, apenas apresenta ferramentas ou subsídios que agreguem valor a melhorar tal comportamento.
Motivação é uma força intrínseca, ou seja, a ação parte de dentro para fora do indivíduo e não de fora para dentro. Quando ocorre o contrário, ou seja, a ação ocorre de fora para dentro do indivíduo, muitas vezes contrariando sua vontade, dizemos que existe estímulo ou incentivo. A diferença entre essas duas forças é a chave para analisar uma parte do comportamento profissional de alguém.
No texto, apresentam-se diferentes opiniões a respeito de motivação. Para os behavioristas o que motiva o comportamento são as recompensas e as punições, já para Freud, são os instintos que fornecem uma fonte contínua e fixa de estimulações. Enquanto, Lewin também afirma que as ações humanas devem ser explicadas como uma forma de liberação de tensões. Herzberg distingue a satisfação da motivação no trabalho, em que estas dependeriam das condições do meio organizacional.
Talvez o profissional sinta-se motivado se tiver a liberdade de conduzir algum projeto específico. Talvez ele se sinta motivado, caso obtenha um aumento de salário ou ganhe uma premiação, um elogio ou novos desafios. O que importa é descobrir o que motiva o profissional, e nessa empreitada devem estar envolvidos o departamento de Recursos Humanos e a liderança daquele profissional - o primeiro em função da experiência em Gestão de Pessoas e o segundo em função do contato mais próximo com o profissional desmotivado.
Nesse ponto, se faz necessário uma profunda análise sobre como as atividades estão sendo conduzidas e como deveriam ser de fato. Talvez o caminho não seja exatamente produzir novos estímulos para o profissional, mas sim averiguar em que direção ele pretende seguir, quais seus sonhos profissionais e desejos imediatos. Dessa forma, pode-se obter um retrato inicial sobre o que proporciona motivação para aquele colaborador.



Referências: WWW.rh.com.br
Motivação e organização
- (texto discutido em sala)

Nenhum comentário:

Postar um comentário