quinta-feira, 16 de junho de 2011

Liderança e Satisfação: O caso do filme “Vida de Inseto.”


Título original: (A Bug's Life)
Lançamento: 1998 (EUA)
Duração: 96 min
Gênero: Animação

“Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita é destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.”

Um filme um tanto antigo, mas com uma grande lição, “Vida de inseto” nos apresenta bons exemplos de liderança e satisfação no trabalho.
Você já sabe: “Liderança é a capacidade de tomar iniciativa em situações sociais de planejar, organizar as ações, e de suscitar colaborações”. Baseado nesse contexto é possível identificar claramente a presença de liderança no filme em questão, e suas contribuições para o grupo o qual lideram. Os personagens: A rainha, a princesa, Flick e o gafanhoto Robert representam a figura do líder. No filme é possível identificar os dois tipos de liderança aqui  já mencionados: a democrática e a autocrática. A primeira refere-se ao grupo do formigueiro, pois nota-se o envolvimento e a participação de todos os membros do grupo na divisão das responsabilidades. A segunda refere-se a “gangue” dos gafanhotos, pois todo o grupo era dependente do seu líder, a comunicação reduzida, e o grupo bastante vulnerável. Porém, ambos os lideres tinham o mesmo papel: incentivar os liderados e reduzir os conflitos “organizacionais”; e tinham capacidade de influenciar os membros do grupo.
É importante ressaltar que a posição do gafanhoto para com seu grupo, além de autoritária é também de chefia, uma vez que seu poder social resulta de sua autoridade, a qual é imposta pela utilização de meios coercitivos.
No desfecho do filme, ainda pode-se identificar a liderança situacional, quando a princesa e o Flick são aceitos pelos demais membros devido as suas características e contribuições oferecidas ao grupo.
Com relação ao comprometimento organizacional, identifica-se no formigueiro o de tipo afetivo: o qual ocorre quando o individuo deseja permanecer na organização devido a ligações emocionais (Ex: insetos do circo que se unem ao próprio Flick, e que desiste de abandonar os companheiros; e as formigas em si, que são extremamente comprometidos com o trabalho e ligadas umas às outras.) Já os gafanhotos têm um comprometimento continuo e normativo. O primeiro porque tem necessidades de benefícios (a comida das formigas) e o segundo porque acreditam que é o certo a fazer, remete-se aos valores (são influenciados pelo chefe, que dita o que deve ser feito como regra).
Por ultimo, destaca-se a satisfação das formigas; devido ao objetivo alcançado (destruir o gafanhoto), os benefícios conseguidos, e os efeitos positivos do trabalho emocional.
Então, caso você ainda não tenha assistido o filme, deixamos a dica! E caso já tenha assistido, vale a pena um repeteco! Assim você amplia os seus conhecimentos sobre liderança e satisfação no trabalho!

assista ao trailer do filme aqui.



 














Referências:
texto sobe liderança e satisfação (abordados em sala)
http://www.adorocinema.com/filmes/vida-de-inseto/

imagens: google images

2 comentários: