sexta-feira, 17 de junho de 2011

Grupos ou equipes, existe diferença?




Concerteza, a diferença consiste quando consideramos grupo um conjunto de pessoas interagindo em virtude de objetivos inter-relacionados, porém, a equipe é um tipo de grupo que possui papéis diferentes com objetivo ou tarefa em comum.
Existem quatro conceitos que relaciona os grupos de trabalho, são eles os papéis que os diferenciam em posições e funções, as normas regram o comportamento do grupo, a coesão que os mantêm unidos e por fim a perda no processo que se refere ao tempo gasto para exercer atividades.
"
TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE"
Na equipe as coisas são um tanto diferentes. Além de ter os seus membros voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções bem definidas, possui uma série de fatores positivos que a distinguem do grupo e garantem a obtenção de excelentes resultados com muita sinergia e criatividade. Por que será?

Na equipe existe uma transparência muito grande entre todos. Ninguém esconde o jogo. Cada um sabe o que o outro pensa e sente sobre os assuntos do trabalho, mas tudo de forma muito construtiva! Além disso, o nível de mútua colaboração é ótimo, trabalham realmente em um time. Cada um pode contar com o outro que espontaneamente e prazerosamente se dispõe a dar o apoio e ajuda quando necessário.

Nesse ambiente tão bom não quer dizer que não existam conflitos, eles fazem parte do relacionamento humano e se tornam até fator de crescimento se forem trabalhados através do debate conduzido da maneira certa e na hora certa. É isto que acontece na equipe, as lideranças não são distantes, atuam próximas e em conjunto com todos os seus membros que participam ativamente numa rica interação entre todos, favorecendo assim a criatividade e aumentando o comprometimento mútuo.












referências: Grupos e equipes de trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário