sexta-feira, 17 de junho de 2011

LIDERANÇA ORGANIZACIONAL

Sabemos que um grupo é um conjunto de indivíduos que compartilham normas, crenças e valores que definam conseqüências sobre os demais. Qual o papel do líder na organização? No grupo, é um membro que ocupa o cargo de direção. Nas organizações, liderança é o poder de agregar pessoas, criando uma visão e fornecendo a motivação e as metas necessárias para atingi-las.
A teoria da Interação apresenta liderança como propriedade do grupo, onde ela surgira à medida que o grupo se desenvolve. O poder social é a capacidade que o indivíduo tem de influenciar uma ou mais pessoas em determinada direção, essa característica esta relacionado à função exercida do líder dentro de um grupo.
O verdadeiro líder é aquele que sabe o que precisa ser feito e faz. O líder é servidor de uma causa, de uma obra. Sua missão é organizar e entusiasmar um grupo de pessoas para juntos servirem a uma causa maior, ou seja, o ambiente ou contexto onde estiver inserido. Existem três tipos de liderança social, a democrática, autocrática e laissez-faire sobre o comportamento do indivíduo sobre o grupo.
Conclusão, é que devemos lembra que não existem líderes melhores ou piores, apenas aqueles que adequados a cada situação. A liderança autocrática é a mais adequada para a manutenção do poder, a democrática para a autodeterminação do grupo e o desenvolvimento das habilidades e capacidades de seus membros.


Segue um exemplo de liderança.! Assistam, é muito proveitoso...
http://www.youtube.com/watch?v=933gbmh7t0I&feature=related



Referências: liderança: processos grupais e comportamento organizacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário