Por Ana Beatriz
“Sendo a organização formada por pessoas, é necessário entende-la como portadora de uma individualidade, um “Eu”, e esse “Eu” é reflexo dos “Eus” de cada indivíduo. Se todos nós temos conteúdos no inconsciente e a organização é feita por pessoas, isso quer dizer que a organização também tem seu próprio inconsciente, o inconsciente organizacional.”.
(trecho retirado do site: http://www.ebah.com.br/ )
No âmbito organizacional, a psicanálise busca entender a relação pessoa-organização, e visa identificar as suas “neuroses”, para tornar cada pessoa “livre” e conhecedora de seus limites, aprendendo a pensar por si, trabalhar e desenvolver suas potencialidades bloqueadas. Para tanto, é importante entender o que são os desejos e as necessidades: o primeiro é sintoma de privação, ausência. Pertence àquele que não encontra prazer naquilo que possui ou faz. Já as necessidades nascem de uma tensão interna, e encontram satisfação pela ação específica. Como em todas as relações sociais, o funcionário é exposto a um sofrimento psíquico quando é forçado pela organização a reprimir seus desejos, seja pelas condições de trabalho ou pelas pressões por resultado.
É característica da psicanálise organizacional, analisar a essência de cada indivíduo na organização, o comportamento dos indivíduos nos grupos e o comportamento dos grupos na organização, pois como sabemos, o comportamento individual interfere no sucesso da organização, e no progresso geral. Dessa forma, será possível melhor aproveitar o potencial humano nas empresas, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus funcionários.
Referências:É característica da psicanálise organizacional, analisar a essência de cada indivíduo na organização, o comportamento dos indivíduos nos grupos e o comportamento dos grupos na organização, pois como sabemos, o comportamento individual interfere no sucesso da organização, e no progresso geral. Dessa forma, será possível melhor aproveitar o potencial humano nas empresas, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus funcionários.
“Teoria psicanalítica e suas aplicações nas organizações” (discutido em sala de aula)
http://www.ebah.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário