Nós já sabemos que um dos grandes interesses da organização é que os seus funcionários desempenhem bem as suas funções, já que isso interfere na produtividade. No entanto, as pessoas só poderão desempenhar bem o seu trabalho, se tiverem motivação e habilidades necessárias para isso. As práticas organizacionais e as condições de trabalho podem beneficiar, ou servir como barreira para o desempenho no trabalho; Habilidade e motivação resultam em desempenho, mas podem ser bloqueadas pelas limitações. Dessa forma, motivação, habilidades, características pessoais, e as condições ambientais são fatores cruciais para o desempenho no trabalho.
Podemos destacar três tipos de comportamento no trabalho: o produtivo, o de cidadania, e o contraproducente. O primeiro, refere-se àquele que origina bom desempenho no trabalho. O segundo, é um tipo de comportamento que vai além das exigências do trabalho, e que beneficiaa organização como um todo. Este comportamento apresenta duas características: altruísmo (ajudar a um outro funcionário em algo, mesmo não sendo exigido) e conformidade (fazer o que deve ser feito e seguir regras definidas, como não se atrasar, por exemplo). Já o comportamento contraproducente, é aquele destrutivo, que representa abandono, seja por atraso, faltas, ou demissão. Sabemos que os três interferem negativamente na organização (especialmente os dois primeiros, já que o terceiro pode até mesmo beneficiar). Este tipo de comportamento prejudica a empresa e as pessoas no trabalho, e também pode se dar na forma de agressão, comportamento hostil voltado a um colega de trabalho; destruição do patrimônio da empresa; a realização do trabalho incorreto; e até roubo e sabotagem. É claro que esse tipo de comportamento, (assim como os demais) é resultado de inúmeros fatores e variáveis no ambiente de trabalho. Neste caso, pode ser resposta à frustração e ao tratamento injusto que os funcionários muitas vezes recebem no seu local de trabalho. Por isso, as greves e manifestações também são exemplos do comportamento contraproducente.
Como já foi dito no início, muito se discute sobre a produtividade nas empresas, e o desempenho dos seus colaboradores. Este ultimo é objetivo principal da psicologia organizacional. Umas das principais preocupações relacionadas a esse assunto, são as formas apropriadas com que a tecnologia pode melhorar a produtividade sem danificar a qualidade de vida do trabalhador. Outra questão de interesse, é a compreensão e controle do comportamento destrutivo, através de pesquisas e estudos. Até então, as pesquisas realizadas sugerem que um melhor controle das pessoas no trabalho, pode reduzir este tipo de comportamento.
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Texto: comportamento produtivo e contraproducente nas organizações. (trabalho em sala)
Imagens:
http://www.puabase.com/forum/o-que-elas-querem-mas-nao-esperam-ouvir-t24955.html
http://www.g1empreendedorismo.com.br/?p=79
http://comportamentohumanonaempresa.blogspot.com/2010/09/comportamento-humano-no-trabalho.html
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