quarta-feira, 20 de abril de 2011

Algumas questões sobre o behaviorismo:


"O termo Behaviorismo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado “Psicologia: como os behavioristas a vêem” por John B. Watson. "Behavior" significa "comportamento" e ele definiu como: "Um ramo experimental e puramente objetivo da ciência natural. A sua meta é a previsão e controle do comportamento..."."
(http://www.euniverso.com.br)

1)      Para os Behavioristas qual o objeto de estudo da psicologia e como é caracterizado?

R: O comportamento. Inicialmente classificado como observável, mensurável, cujos experimentos podiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. O Behaviorismo também defendia uma perspectiva funcionalista para a psicologia: o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio. Hoje o comportamento não é entendido como uma ação isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” acontece. Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente; suas ações (respostas) e estimulações do ambiente.

2)      Qual ou quais as diferenças entre behaviorismo metodológico e behaviorismo radical?

R: O Behaviorismo metodológico consiste na teoria explicativa do comportamento publicamente observável da Psicologia. Assim, o behaviorismo metodológico acredita na existência da mente, mas a ignora em suas explicações sobre o comportamento.Seus postulados foram formulados predominantemente pelo psicólogo americano John Watson. O behaviorismo radical constitui-se numa interpretação filosófica de dados obtidos através da investigação sistemática do comportamento. Esta teoria foi cunhada por B. F. Skinner.

3)      Em que consiste  o condicionamento respondente:
R: O estímulo antecede a resposta. Esta diretamente eliciado por algum estímulo e é uma reação fisiológica do organismo. Uma resposta fisiológica a um estímulo, como fechar o olho diante de algo que se aproxima dele, retirar o braço diante de uma agulhada, etc.


4)      Em que consiste o condicionamento operante:

R: É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. O condicionamento operante se refere aos estímulos que seguem a resposta, isto é posterior a ela, permite modelar um determinado comportamento pretendido através da administração dos reforços.

5)      Quais as diferenças entre:

Reforçamento positivo e reforçamento negativo?

Reforçamento positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz, o seu registro é a presença de uma recompensa. Enquanto reforçamento negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Portanto, o seu registro é a ausência (retirada) de um estímulo que cause desprazer após a resposta pretendida;

Reforçamento negativo e punição ?

A punição é diferente do reforço negativo. Em termos conceituais, a punição se refere a um desprazer (estímulo) que se faz presente após um determinado comportamento não pretendido por aquele que a aplica, enquanto que o reforço negativo se caracteriza pela ausência (retirada) do desprazer após a ocorrência de um comportamento pretendido por aquele que o promove.

Punição e extinção?

Segundo WHALEY e MALOTT (1980, p.54), “o procedimento de extinção consiste em suspender o reforço para uma resposta condicionada.” Assim, “extinção” é o que acontece quando o comportamento não é reforçado e tende a desaparecer. Um comportamento condicionado a uma recompensa enfraquece e pode desaparecer quando a recompensa não é fornecida. O objetivo da punição é levar à extinção do comportamento, ou seja, com o passar do tempo, a probabilidade de ele ocorrer novamente diminui. 

Fuga e Esquiva?

Esquiva é um processo no qual tende a levar estínulos aversivos condicionados ou incondicionados. Permite que o indivíduo proceda sua reação antes mesmo de tal acontecimento. Ex: sabemos que o som do “ motorzinho” do dentista precede a dor do dente. Em contaposição a fuga só ocorre um estímulo aversivo incondicionado, não pode-se evitar o estímulo, apenas fugir dele quando ele ja tem iniciado.

Generalização e discriminação?

Se a generalização é a capacidade de percebermos semelhanças entre estímulos e responder de maneira semelhante ou igual a todos eles, a discriminação é o processo inverso, é a capacidade que temos de perceber diferenças entre estímulos e responder diretamente a cada um deles. Na vida cotidiana, também aprendemos a nos comportar em diferentes situações dadas a nossa capacidade de generalização no aprendizado das regras e normas sociais.


 
Fonte:

 Texto “O BEHAVIORISMO” (trabalhado em sala)

 

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