quarta-feira, 30 de março de 2011

“A psicologia ou as psicologias”

          Como já foi dito aqui no Psicologia na Rede, a psicologia estuda o homem em suas expressões; A relação indivíduo x grupos, sendo o primeiro, fonte de manifestações objetivas, comportamentais, e etc. Eis então que surge mais uma vez a figura da subjetividade como meio ou ferramenta  de auxílio no estudo e entendimento do individuo enquanto ser, e na sua maneira de relacionar-se com o mundo: sua forma de pensar, e de agir ; suas ações, emoções, comportamentos e aspectos.

“A psicologia colabora com o estudo da subjetividade: é essa a sua forma particular, específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.”
(Trecho retirado do texto “A psicologia ou as psicologias”)

            A psicologia, muitas vezes confundida (e convertida) com o senso comum, é uma ciência com uma grande diversidade de vocabulário, métodos e objetos, possuindo muitas vertentes de estudo, como por exemplo, Behaviorista, humanista e sócio-histórica. A única diferença entre elas é que cada linha de estudo tem uma ênfase diferente, seja no consciente, no inconsciente, ou no comportamento( os três formadores da subjetividade.). 




Se dermos a palavra a um psicólogo comportamentalista, ele dirá: ‘O objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano’. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: ‘O objeto de estudo da psicologia é o inconsciente’. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.”.
(Trecho retirado do texto “A psicologia ou as psicologias”)

         
   A ciência em questão vê o homem como um ser ativo, que se modificando constantemente, também modifica o seu meio. Foi o que Vinicius de Morais mostrou [tão sabiamente] nos versos do poema “Operário em construção” :

“Mas ele desconhecia
Esse fato extraordinário:
Que o operário faz a coisa
E a coisa faz o operário.


O individuo se constrói ao mesmo tempo em que constrói o meio. É uma relação mútua e constante. E é esse “operário em construção” juntamente com a forma como é construído e como constrói o seu mundo, a principal questão da psicologia. 





                    (Fonte da imagem)

Um comentário: