segunda-feira, 28 de março de 2011

Como compreender a subjetivação do objetivo e a objetivação do subjetivo?...

Por Kétura Marrary

Trata-se de tarefa bastante complicada, pois surge com a interpretação do homem e suas diversas formas de pensar e agir. A subjetivação surgi através das ações e comportamentos, válidos apenas para um sujeito e que só a ele pertencem, pois integra o domínio das atividades psíquicas, sentimentais, emocionais do mesmo. Segundo o dicionário Houaiss a subjetividade é:Realidade psíquica, emocional e cognitiva do ser humano, passível de manifestar-se simultaneamente nos âmbitos individual e coletivo, e comprometida com a apropriação intelectual dos objetos externos.” Já a objetividade é a forma externa de se apresentar tais sentimentos.
Quando pensamos em Objetivar a Subjetividade, estamos querendo expressar de forma visível nossos sentimentos, seja através da fala ou de outros meios. Um bom exemplo disso é quando estamos com vontade de nos comunicar e decidimos expressar este sentimento em forma de texto.
Já quando falamos em Subjetivar a objetividade estamos absorvendo para nós algo que está externo, dando ao mesmo características pessoais. De forma bem clara para entendermos esta relação, é quando nós estudantes estamos nos deparando com conceitos pré-estabelecidos por nossos professores e interpretamos de forma diferente, ou seja, estamos manifestando nossa subjetividade.
Podemos dizer então que estamos subjetivando e objetivando as coisas a todo o momento, tornando assim esse sistema rotineiro.

Um comentário: